Turismo em Guarapari


Guarapari possui uma variedade de opções para você se divertir e se encantar com as belezas da cidade. Desde as praias até as montanhas, são inumeras opções que você certamente irá se encantar.


"Quer viver um sonho lindo que eu vivi? Vá viver a maravilha de Guarapari..."

(Valsa de Guarapari - Pedro Caetano)



Mergulho, Pesca e Esportes Náuticos

A região de Setiba e Santa Mônica é rica em atrações marítimas. Tem opções de mergulho, pesca, passeios de escuna,  esportes náuticos como a vela, o surf, o windsurf e muito mais...


Venha mergulhar aqui! 


Com a escola e operadora de mergulho Atlantes, você poderá conhecer os mais ricos ecossistemas marinhos de Guarapari. Com total segurança e muita descontração, guiado pelos profissionais mais experientes e utilizando e melhor estrutura de mergulho disponível no Estado.


A prática de esportes náuticos em Guarapari é um dos grandes atrativos da cidade. Venha passar suas férias em Guarpari e saia velejando por ai, temos parceiros especializados para sua orientação, aulas práticas para quem nunca velejou antes por meio do Projeto vela na Praia (Clube Rajada).


A prática da pesa de arremesso em Santa Mônica é um dos diferenciais, ambiente tranquilo e familiar perfeito para você que gosta de fazer a sua pescaria sossegado e em paz. O nosso restaurante dá todo o suporte necessário aos hóspedes em pescaria, num raio de até 100m da pousada.


As mais lindas Praias

Nada melhor do que curtir as férias na praia e aqui opção é o que não falta! No total Guarapari tem 52 praias lindas para você descobrir, se encantar, relaxar e se acima de tudo se divertir com a família. Segue algumas opções abaixo (fonte: Folha Vitória):


Praia de Setibão

A Praia de Setibão está inserida dentro do Parque Estadual Paulo César Vinha, tornando-a especial, onde a natureza é percebida de todos os ângulos. Integrando a beleza do Atlântico e exuberante mata nativa do parque. Por estar um pouco afastada da área urbana mantém as águas mais limpas e as areias grossas e douradas dão um toque particular.  Os fortes ventos geram ondas mais altas e fortes (boas para surf e windsurf, requer atenção redobrada de banhistas, especialmente crianças), opção para amantes da natureza e admiradores da fotografia.


Praia de Setiba

(1km da Pousada Costamares)

Praia urbana que faz parte do Parque Estadual Paulo César Vinha, reserva que reúne restinga, lagoa, praia e arquipélago. A palavra Setiba é a junção de Cer ou Ser que significa “conchas”, que são usadas na confecção de brincos e bijuterias, e Tyba é um sufixo que indica abundância, Setiba, portanto significa “Conchas em abundância”.


Praia de Santa Mônica

(em frente a Pousada Costamares)

Uma das tradicionais praias de Guarapari, Praia de Santa Mônica é bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função de suas águas calmas e claras, opção para quem procura sossego em uma piscina de água salgada. Antes chamada de Zabumba, que é um dos tambores utilizados nos rituais africanos e por ser difícil de ser pronunciado, a praia foi batizada com o nome do bairro que se chama Santa Mônica, as pessoas popularizaram o nome atual aliado aos demais elementos de uma paisagem urbana, compondo o espetáculo desta tradicional praia. Infra-estrutura da orla é composta por calçadão, quiosques, bares e restaurantes.


Praia do Hermitão


A Praia do Hermitão é uma das praias protegidas pelo Parque Municipal do Morro da Pescaria, acesso por uma trilha no morro da pescaria ao descer você encontra uma enseada protegida pelo costão de um lado e pela reserva de mata atlântica do outro. A visão desta praia é indescritível, mar com águas azuis e areia dourada, rodeada pelo verde da mata, refletida nos corais pincelados pela praia.


Praia do Morro

(4,5km da Pousada Costamares)


A praia mais freqüentada da cidade, mar azul de areias douradas com alguns trechos de águas calmas e outros de ondas fortes, desta forma, a Praia do Morro consegue atrair um público bastante diversificado, desde aqueles que procuram uma praia tranquila para um banho de mar e para prática de surfe, windsurfe e bodyboarding. Está com a orla toda reformada.


Praia dos Namorados


É uma das mais famosa e romântica praia urbana de Guarapari, é separada da Praia das Castanheiras pela Pedra do Trampolim, praia pequena e de águas calmas. Seu nome vem de uma antiga lenda sobre um casal que se enamora devido à magia do lugar. A praia dos namorados é formada por um conjunto de recifes denominados: Pedra do Calhau – é uma ilhota na Praia dos Namorados.


Praia das Castanheiras

(9km da Pousada Costamares)


Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, tem águas claras e muito calmas, formando piscinas naturais protegidas por recifes, ideal para se mergulhar, deixando o local apropriado para a descontração da família, que pode liberar os pequeninos para brincar na água ou fazer os castelos de areia que é o sonho de toda a criança.


Praia da Areia Preta


Praia mais famosa do Espírito Santo, pelo alto teor de radioatividade em suas areias que são escuras e ricas em monazita, acredita-se ser benéfico para o tratamento de doenças como reumatismo e artrite, o que a torna procurada por idosos que se cobrem de areia em busca de suas propriedades medicinais. No final desta praia, vê-se um barranco de cores variadas, passando do roxo, avermelhado até o branco. É a conhecida batinga, barro moldável, que serve para esculpir objetos.


Praia do Riacho


A Praia de mar aberto e impetuosas ondas propicias para a prática do surf, wind surf e outros esportes. Além da pescaria, o calçadão em frente a praia é um lugar perfeito para longas caminhadas e reflexão e pratica de esportes. Praia do Riacho costuma sediar campeonatos de pesca. Praia extensa – 5,5km.


Praia de Peracanga


Mar azul de águas calmas revela uma extensão de areia dourada de um vilarejo sossegado  e familiar, formam um cenário prefeito para casais com bebes e crianças. Onde praia de água cristalina e mansa deixam os pais mais tranquilos.


Praia de Bacutia


Uma das praias mais bonitas a Côte D´Azul capixaba, onde o mar é calmo e raso e a água é  de um azul impressionante e formam um aquário natural com muitos peixes coloridos ideal para mergulho. Calçadão com escadas para o mar é exemplo de conservação ambiental jardim de restingas e mata ciliar. Possui um restaurante que serve bebidas e petiscos na praia, além da tradicional moqueca capixaba. É o point do verão, para onde você olhe, tem gente bonita.


Praia dos Padres


Faz parte do complexo da Enseada Azul e possui uma beleza cênica estonteante. A praia dos Padres e sem dúvida o pedaço de paraíso, formado basicamente de areias finas e douradas, mar com uma tonalidade azul esverdeado e águas cristalinas, protegida por recifes de todos os lados, cercada por uma mata nativa e coqueiros e a praia rodeada de castanheiras que formam assim um guarda sol natural.


Praia de Meaípe

(12km da Pousada Costamares)


A praia de Meaípe pertence a uma aldeia de pescadores, foi considerada uma das dez mais bonitas do Brasil pela Revista Quatro Rodas é hoje e uma das praias mais badalados do Estado. Praia de ondas fracas e a areia grossa, contornada por sombreiros naturais de castanheiras dando o aconchego que famílias e crianças precisam em dia de sol.


Parques Ecológicos

Pra quem gosta de ecologia, os parques da cidade tem o que você procura. Os parque tem opções de trilhas, lindas paisagens de praias e lagoas, animais exóticos e uma incrível biodiversidade marinha. 


Parque Municipal Morro da Pescaria


Uma caminhada em volta do Morro da Pescaria (Área de Proteção Ambiental) é um programa freqüente entre visitantes e moradores. Partindo da Praia do Morro ou Praia da Cerca, as trilhas levam até pequenas praias e enseadas com uma linda vista. Durante o verão, com águas claras no local, um mergulho com mascara e respirador é praticamente obrigatório. Para visitar a Ilha da Raposa é necessário atravessar a nado um pequeno canal. Desfrutando assim de um passeio descontraído entre pedrões, corais e as estruturas do naufrágio Bepo, a 8 metros de profundidade. A chata, carregada de carvão mineral, pegou fogo na entrada do canal de Guarapari. Por não conseguir controlar o incêndio, a embarcação foi solta e derivou com o vento sudoeste forte até bater nos recifes próximos à Ilha da Raposa, onde afundou.

Espécies encontradas: Corais e várias espécies de peixes.
Observações: Para chegar até o ponto de mergulho, é necessário atravessar a nado um pequeno canal a partir da Praia do Morro ou da Praia da Cerca, e para mergulhar com cilindros é aconselhável utilizar o apoio de uma embarcação. Durante o mergulho pode-se observar restos do Naufrágio do navio à vapor Bepo, a 8 metros de profundidade.
Profundidade: 6 a 12 metros. Resto do Cargueiro Bepo e alguns corais.


Telefones: 27 3361-2322 / 3262-9335.

Horário Funcionamento: 6h às 18h.

Visitação: Áreas delimitads pela administração do Parque.

(fonte: Guarapari Virtual)



Parque Estadual Paulo Cesar Vinha


O Parque Estadual Paulo César Vinha, está localizado no bairro Setiba e possui 1.500 hectares de florestas, praias, ilhas, lagoas, dunas e alagados, o Parque, fica bem ao norte do município de Guarapari, na divisa com Vila Velha, foi criado em 1990 para proteger os diversos sistemas naturais ali existentes, que estavam sendo ameaçados pelo desmatamento. O parque faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Espírito Santo e é aberto a visitas e pesquisas.

Ali existe um Centro de Vivências, em que os monitores apresentam, com vídeos e slides do parque aos visitantes e ministram palestras sobre educação ambiental. O parque compreende duas praias (a do Sol e a do Caraís) e, no mar, várias ilhas e pedras, como a de Alcaeira, a Toaninha, a Francisco Vaz, a Guararema, a das Guanchumbas, a Quitonga e a Pedra dos patos.

No Parque existe uma lagoa, a de Caraís, de águas avermelhada pelas raízes das plantas da região. Outras duas lagoas são a Feia e a do Milho.

Para quem quiser fazer um "turismo fotográfico", é só ficar atento para poder observar tatus, corujas, ouriços-caxeiros, e uma imensa quantidade de pássaros. - ES-060, Km 40, 11 Km.

Informações pelo telefone: (27) 3242-3665, das 8:00 às 17:00 h.

(fonte: Guarapari Virtual)



Monumentos Históricos


Há quem prefira conhecer mais sobre Guarapari e isso é possível através de alguns monumentos que fazem parte da história da cidade e valem a pena serem conhecidos.




Velha Matriz - Foi construída em 1585, pelo Padre José de Anchieta, que escreveu um auto em Tupi para sua inauguração. Localizada no Morro da Igreja, a Velha Matriz, que inicialmente foi dedicada a Sant´Ana e a Santa Maria, passou a ser homenagear, quase 170 anos depois, Nossa Senhora da Conceição. Em 1878, foi reformada e a fachada ganhou detalhes neo-barroco. Em 1978, a Igreja passou a fazer parte do patrimônio nacional. Atualmente, onde era a Sacristia, está funcionando um Museu sacro, que inclui, em seu acervo, castiçais, cálices, crucifixos e imagens do século XVIII de várias Santas.



Radium Hotel - A obra teve início em 1947, em área de 10.000 (dez mil ) metros quadrados, em frente à Praia da Areia Preta, e foi concluída e inaugurada em 1953, como em dos mais chiques hotéis cassino do país. Pelos seus salões, entre mesas de roletas e bacarás, desfilaram grandes personalidades nacionais e internacionais. Com a proibição dos jogos a partir de 1964, o hotel entra em decadência. Já abrigou a EMCATUR e o departamento de Turismo. Hoje, após vários protestos a favor de sua preservação, o Radium Hotel foi tombado como patrimônio histórico Afetivo.


Poço da Fonte - É o único que ainda resta dos muitos construídos pelos Jesuítas em Guarapari. Também construído de pedras, areia e conchas trituradas e óleo de baleia, o poço cobre uma nascente que até pouco tempo abastecia a cidade, quando faltava água.


Ruinas da Igreja Nossa Senhora da Conceição - Localizada na Av. do Contorno, 143. A igreja foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição, a construção de pedras sobrepostas, unidas por uma massa feita de barro, areia, conchas trituradas e óleo de baleia, datada de 1677, nunca foi inaugurada, pois antes disso pegou fogo. O que restou do prédio chegou a ser cemitério, horta dos alunos da escola pública e sua torre serviu como cadeia.

(fonte: Guarapari Virtual)​​



Turismo Rural


Além de belas praias Guarapari tem o que há de melhor em Turismo Rural. São paisagens belíssimas, produtos caseiros, montanhas com quedas d'água, artesanato, cultura e muito mais. É você em contato direto com a Natureza. (imagens site: Prefeitura de Guarapari)




Não podemos deixar de destar a Tradicional Moqueca Capixaba


O prato mais tradicional do Espírito Santo pode ser encontrado em diversos restaurantes da Cidade e uma das opções é aqui no Restaurante do Costamares.  Servimos as postas de peixe na tradicional panela de barro, com pirão e arroz branco de acompanhamento.

Aqui você degusta da deliciosa Moqueca Capixaba com uma vista privilegiada das águas da Praia de Santa Mônica. O Restaurante é exclusivo para hóspedes e com um precinho excelente.

Vale a pena Conhecer!